sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Senhoras em abrigo 2


Depois que escrevi sobre minhas impressões sobre ter encontrado senhoras em abrigos no meu facebook, algumas pessoas curtiram, outras comentaram.
Mas neste final de semana , encontrei 2 dessas amigas em uma festa e o assunto veio a tona de novo.
Outras coisas não citadas anteriormente foram outras indagações que surgiram depois disso.
Minha filha me perguntou:
"Mãe, e a família dessas senhoras?
A realidade é que estas mulheres vieram de outras regiões do Brasil e muito cedo foram trabalhar para garantir seu sustento ou de seus familiares, ficaram durante muito tempo morando na casa de outras pessoas, com um salário pequeno.
O tempo deve ter passado e elas perderam seus vínculos familiares.
O resgate deste vínculo deve ser difícil, já que estas famílias estão distanciadas afetivamente e também passam por dificuldades financeiras.
Porém, já adianto que os funcionários desse abrigo fazem este trabalho.
Outra questão que me veio em mente, foi:
O INSS tem aposentadoria especial para trabalhadores de certas categorias, professores e trabalhadores rurais que se aposentam mais cedo, pelo fato de suas atribuições serem "pesadas".
Uma doméstica também tem um trabalho braçal que as desgasta profundamente, deveriam ter uma aposentadoria especial.
Este será um projeto que levarei adiante junto com outras pessoas, queremos conhecer a realidade dessas senhoras, propor "saídas", mas principalmente mostrar para sociedade este buraco, onde as políticas públicas falharam e produziram mais um injustiça social em nosso país de tantas diferenças.

 


 

Nenhum comentário: